Projetos da Entidade



Entidade
Código Plano de Trabalho Sit Detalhes
2146 Contribuir para o fortalecimento dos vínculos na convivência familiar e comunitária bem como o retorno ou permanência de crianças e adolescentes na escola regular e seu desenvolvimento integral
2148 Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
2318 O IEDC-CEI TIA SUELI-2014 do Instituto Educacional Duque de Caxias, visa proporcionar serviço de manutenção a fim de dar atendimento a 40 crianças.
2827 Objetivo Geral: Proporcionar às crianças e adolescentes o desenvolvimento físico, sócio cultural, elevação da autoestima e relacionamento interpessoal através da dança, bem como estimular a convivência e o fortalecimento dos vínculos. Objetivos Específicos: •Expressar pensamentos e sentimentos através da dança; •Aumentar a autoestima dos participantes do projeto através das apresentações de danças; •Desenvolver e ampliar o conhecimento sobre a arte, gosto, sensibilidade, expressando através da dança; •Proporcionar o conhecimento sobre a diversidade de ritmos e cultura nacional e internacional; •Proporcionar o desenvolvimento físico como: melhora do tônus muscular, postura, consciência corporal, alongamento e flexibilidade, equilíbrio corporal.
2829 O Presente projeto tem como objetivo principal a contratação de um profissional de dança e material necessário para o desenvolvimento desta modalidade que encanta e impressiona crianças, adolescentes e até mesmo os adultos. A dança é considerada uma ação física importante para que os usuários harmonizem de maneira integrada as potencialidades motoras, afetivas e cognitivas. Objetivo Geral: Proporcionar às crianças e adolescentes o desenvolvimento físico, cultural, elevação da autoestima e socialização através da dança, bem como estimular a convivência e o fortalecimento dos vínculos. Especificamente pretende-se: - compreender e apreciar as diversas danças como manifestação cultural e histórica; - oferecer aos usuários de dança, o despertar de um interesse pelas expressões artísticas e culturais, a fim de resgatar e valorizar a música e a dança; - deslocar-se com destreza no espaço do dançar, andar, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; - compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem seus movimentos; - expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral; - aprender noções de espaço, sequência, padronização e consciência do próprio corpo; - ampliar seus sentidos, como a visão, o tato e principalmente a audição; e, - interessar-se pela dança como uma atividade coletiva e divertir-se com a música.
2830 Objetivo Geral: •Contribuir no processo de enfrentamento das demandas sociais e pessoais, socialização, fortalecimento de vínculos dos usuários do SCFV, através da atuação da psicologia social. Objetivos Específicos: •Proporcionar condições da criança e do adolescente se comunicar, dialogar e liberar sentimentos, no intuito de promover sua saúde mental e psíquica; •Oferecer atendimento psicoterapêutico aos usuários e suas famílias, auxiliando no resgate de vínculos afetivos e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; •Desenvolver trabalho multidisciplinar e interdisciplinar na instituição, com as áreas de Pedagogia e Serviço Social, voltados à promoção humana e social e ao bem estar dos usuários.
2831 Objetivo geral: Ampliar o universo cultural das crianças e adolescentes por meio de musicalidade, além da socialização dos integrantes, o sentimento de pertencimento a um grupo, bem como a inclusão social com elevação da autoestima, estimulando o fortalecimento de vínculos sociais. Objetivos específicos: - Promover a integração social do educando, proporcionando-lhe recreação sadia e confraternizando-o pelo trabalho em grupo na banda; - Desenvolver vocação e aptidões musicais, através do aprendizado, da vivência, podendo o usuários alcançar o nível da profissionalização; - Contribuir para a formação da personalidade, do desenvolvimento cognitivo e motor, através dos movimentos ritmados; - Cooperar no desenvolvimento da cidadania, patriotismo e dos valores cívicos, temas que norteiam o Instituto Educacional “Duque de Caxias”, por meio do ensaio de ordem unida, no qual a Banda acompanha o exercício feito pelos Guardas-Mirins, reforçando o ritmo da marcha e executando dobrados, canções, hinos e toques percussivos militares; e, - Promover a cultura da comunidade e do munícipio, através do resgate das tradições musicais nas apresentações, desfile, concertos e outras apresentações.
2832 O presente projeto tem por objetivo angariar os recursos financeiros necessários para a contratação de um profissional de Educação Física e os materiais esportivos e recreativos necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer. As práticas direcionadas e orientadas, sempre respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física do jovem atendido, fazendo com que cada um compreenda seu corpo e seus limites, melhorando a autoestima, a autoconfiança, expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como doenças do aparelho respiratório, hipertensão, entre outras. A prática constante de exercícios físicos acompanha benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do corpo. Do ponto de vista muscular-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular como também a flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Melhora no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar. Objetivo Geral: Proporcionar às crianças e adolescentes do SCFV o desenvolvimento das potencialidades psicomotoras, cognitivas, afetivas e a integração social através da prática de esportiva. Especificamente:  Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza e expressão corporal);  Fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;  Desenvolver a prática de jogos, estimulando a criatividade de movimentos;  Propiciar a igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica e respeitando todas as diversidades de inclusão.
2883 Objetivo Geral: OBJETIVOS GERAIS: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças até 6 anos: -Complementar no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; -Assegurar desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; -Fortalecer a interação entre crianças do mesmo ciclo etário; -Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de seus brinquedos e brincadeiras e a promoção de vivências lúdicas; -Desenvolver estratégias para estimular e potencializar recursos de crianças com deficiência e o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social; -Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção das crianças e no processo de desenvolvimento infantil. Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3002 Objetivo Geral: Proporcionar a vivência de valores e experiências de cuidado e respeito ao meio ambiente, através de atividades organizadas e planejadas de educação ambiental, voltadas para o desenvolvimento de habilidades, contribuição social e participação cidadã.
3004 Contribuir no processo de desenvolvimento integral da criança e do adolescente, proporcionando o despertar das potencialidades inatas do sujeito, a socialização e a integração social, através de atividades lúdicas, artísticas, esportivas, visando a qualidade de atendimento.
3044 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3057 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição. Especificamente pretende-se: Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários. Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador. Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo. Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização. Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes.
3058 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras. O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar. Especificamente pretende-se: Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades; Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis; Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo; Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica; Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários.
3059 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais. Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. Especificamente pretende-se: Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas; Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores; Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade; Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
3060 O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música. Especificamente pretende-se: • Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical. • Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons. • Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais.
3061 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental. Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental. Especificamente pretende-se: Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica. Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica; Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades; Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
3062 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano. Especificamente pretende-se: Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais; Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música; Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical; Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima; Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música; Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade. Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos. Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural.
3097 • Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social.
3136 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3178 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição. Especificamente pretende-se: Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários. Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador. Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo. Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização. Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes.
3192 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3193 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3211 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3257 Objetivo: Objetivos gerais: - Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária; - Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; - Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios; - Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos; - Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários; - Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades; - Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Objetivos Específicos: Objetivos específicos para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos: - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Objetivos específicos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3305 Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
3321 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras. O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar. Especificamente pretende-se: Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades; Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis; Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo; Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica; Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários.
3322 O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música. Especificamente pretende-se: • Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical. • Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons. • Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais.
3323 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental. Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental. Especificamente pretende-se: Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica. Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica; Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades; Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
3324 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano. Especificamente pretende-se: Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais; Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música; Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical; Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima; Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música; Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade. Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos. Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural.
3346 Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
3407 Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
3470 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional de educação física, materiais esportivos, recreativos, bem como aquisição de uma rede de proteção e revitalização da pintura da quadra recentemente reformada e coberta, necessários as práticas de exercícios e atividades de lazer, planejadas, direcionadas e orientadas, respeitando as particularidades e o nível de maturação psicológica e física de cada criança, fazendo com que cada um entenda o seu corpo e seus limites, melhorando assim sua autoestima, sua autoconfiança, melhore sua expressividade, e em termos fisiológicos reduza as condições para o desenvolvimento de doenças crônicas ligadas ao sedentarismo como a pressão alta, doenças do aparelho respiratório, entre outras. O treinamento de práticas esportivas modifica toda a composição corporal, melhora a força muscular, auxilia na melhora da força e dos tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, com a melhora no desempenho intelectual, do raciocínio, da velocidade de reação, o convívio social e o desempenho escolar. Especificamente pretende-se: Aprimorar a coordenação motora com práticas que favorecem o desenvolvimento e o desempenho físico dos jovens, ampliando a capacidade de aprender e desenvolver determinados movimentos e habilidades; Fortalecer o físico que está diretamente ligado ao seu desenvolvimento, evitando assim problemas de saúde no futuro com estruturas ósseas mais resistentes e saudáveis; Garantir o bom funcionamento do metabolismo, com a produção de energia que deixará as crianças e os jovens mais atentos e dispostos ao longo do dia, contribuindo para seu aprendizado e o controle de calorias no organismo; Contribuir para a formação integral dos usuários, onde melhora o relacionamento com os colegas e os educadores, a capacidade de leitura e resolução dos problemas, além de aprimorarem a memória e a tomada de decisões, a disciplina, o respeito, aos hábitos saudáveis, podendo expressar seus sentimentos, estimular a imaginação, a concentração, e trabalhar as questões sociais, ambientais, educacionais e culturais de forma agradável e lúdica; Proporcionar momentos de recreação, de maneira saudável, prazerosa e benéfica à qualidade de vida dos nossos usuários.
3471 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros visando a contratação de um (a) educador (a) de música e instrumentos musicais, desenvolvendo sons alternativos que favorecem a expressão viva, criativa e prazerosa no fazer música coletivamente ou individual, aprimorando o senso crítico e contribuindo para a construção de uma política de valorização da arte do ser humano. Especificamente pretende-se: Contribuir para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais, promovendo o bem estar do individuo, melhorando o convívio social, ajudando na superação de problemas como violência e outros riscos sociais e pessoais; Conhecer, refletir, experimentar, praticar e criar instrumentos musicais alternativos a fim de valorizar a prática da música; Promover o desenvolvimento da criança/adolescente com a música na sua composição, improvisação ou arranjo (criação), execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical; Proporcionar atividades que englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música, desenvolvendo a capacidade de imaginação, de memorização, de persistência, de dedicação, de compreensão e do respeito a regras, para uma melhor convivência, elevando significativamente a autoestima; Destacar o caráter lúdico, ressaltando que a música é um jogo de relações entre o som e o silêncio, desenvolvendo a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta e ouve música; Trabalhar a música como instrumento de fazer contato, promover experiências com possibilidade de expressão musical e introduzir os conteúdos e as diversas funções da música na sociedade. Usar objetos do cotidiano para tirar sons, como forma de criatividade e incentivo a desenvolver novas capacidades, variando as formas, os tamanhos e os sons produzidos. Descobrir novos talentos e preparar o ser humano para a vida social e cultural.
3472 O objetivo principal do projeto é criar espaços para as crianças e adolescentes trabalharem a expressão e a comunicação no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos através da música. Especificamente pretende-se: • Introduzir, de maneira lúdica, elementos e conceitos da linguagem musical. • Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons. • Favorecer a imaginação e a criação por meio de atividades que englobem elementos musicais e movimentos corporais.
3473 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) Necessários as práticas das aulas de educação ambiental. Como educadores, nosso objetivo é contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. A partir destas práticas e a formulação destes conhecimentos e possível reformularem comportamentos e resgatar valores perdidos e usados pelos nossos antecessores, desta forma, alterar a consciência das crianças e adolescentes sobre os princípios da sustentabilidade, de que não é necessário comprometer as gerações futuras para atender as necessidades atuais, entendendo os efeitos da degradação e destruição ambiental. Especificamente pretende-se: Trabalhar, estimular e conscientizar sobre os conceitos dos chamados 3 RS: REDUZIR, REAPROVEITAR, E RECICLAR e também a importância da alimentação orgânica. Reduzir os gastos e economizar de todas as formas possíveis procurando adquirir produtos mais duráveis, apenas o suficiente para o consumo, evitando desperdício, pôr no prato somente o que vai comer, reduzir supérfluos, reformar e conservar, doar o que não se usa mais e pode servir para outras pessoas, evitar comprar produtos em embalagens de isopor, ou que ainda não são recicláveis e controlar o uso da água e da energia elétrica; Reutilizar de forma que nunca vá para o lixo, o que ainda não é lixo, ser criativo, inovador, aproveitar vidros que podem servir para armazenar outros alimentos ou objetos, utilizar papel frente e verso, trabalhar os recicláveis em artesanato e objetos de decoração e várias utilidades; Reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido a ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região).
3497 Realização da reforma do espaço da Padaria, com objetivo de de oferta de cursos de capacitação profissional, para Jovens e famílias, visando a geração de renda, empreendedorismo e o encaminhamento para o mercado de trabalho.
3510 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da informática e a aquisição de materiais para ministrar oficina de Inclusão digital aos 70 usuários que frequentam o SCFV da Instituição. Especificamente pretende-se: Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários. Proporcionar e estimular suas mentes e potencializar seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, a sua coordenação motora e consequentemente provocar mudanças e transformações em todos que exercitam esta habilidade, incontestavelmente fascinante que é o computador. Despertar o senso crítico das várias possibilidades que este mundo virtual apresenta de forma variada e a disposição de todos, considerando o usuário um sujeito ativo em todo o processo. Promover atividades mais criativas, motivadoras, dinâmicas e que envolvam os usuários para novas descobertas e aprendizagens, proporcionando aos mesmos, autonomia, curiosidade, cooperação e socialização. Oferecer aos jovens conhecimentos de informática básica a fim de concorrerem em igualdade de condições em relação ao mercado de trabalho atualmente mais exigentes.
3511 • Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social.
3512 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais. Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. Especificamente pretende-se: Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas; Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores; Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade; Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
3513 • Ampliar o universo cultural e musical de crianças e adolescentes através do acesso á Banda Musical, ofertando oficinas de capacitação profissional na área de música, proporcionando por meio dessa musicalidade, a socialização dos integrantes, o sentimento de pertencimento a um grupo, bem como a inclusão social com elevação da autoestima, estimulando o fortalecimento de vínculos sociais e difusão da cultura musical brasileira e do mundo.
3527 Ministrar oficina de Inclusão digital informática básica) e de Tecnologia da Informação aos usuários visando preparação para o mundo do trabalho e ampliação do seu universo informacional. Especificamente pretende-se: Possibilitar as condições adequadas para que as crianças e adolescentes tenham acesso a este mundo digital, sendo considerada atualmente uma tecnologia indispensável ao desenvolvimento e a formação polivalente e multifuncional de nossos usuários.
3541 Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
3553 Execução do SCFV para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos
3584 - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3693 Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã através da musicalização;
3711 Promover a prática esportiva assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo.
3741 - Aperfeiçoar a qualidade no atendimento das crianças e adolescentes, respeitando suas limitações e capacidades ofertando materiais adequados para uso nas oficinas. - Propiciar um espaço de reflexão, aprendizado e autoconhecimento, sempre visando à promoção social e humana, com materiais de qualidade. - Contribuir de forma significativa na construção de novos valores, trabalhando questões éticas e morais, bem como o respeito ao próximo com oficnas e matérias de qualidade. - Utilizar o material para trabalhar em conjunto com as famílias de cada criança e adolescente atendidas na instituição, amenizando ou eliminando os casos de vulnerabilidade social.
3760 - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
3766 O presente projeto tem por objetivo principal angariar recursos financeiros para a contratação de um profissional na área da educação ambiental e aquisição de materiais e uniformes (jalecos, camisetas, calças, botas, meias, bonés, repelentes, protetor solar e etc.) necessários as práticas das oficinas de educação ambiental, com ênfase em jardinagem bem como em plantas ornamentais e medicinais. Conscientizar os usuários, funcionários e familiares quanto a necessidade de uma vida mais saudável, gerando, mudanças comportamentais e práticas que refletem em toda a sociedade, contribuindo assim para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valorização ética, social, econômica e ambiental. Especificamente pretende-se: Promover estudos, pesquisas, debates e ações sobre as questões ambientais, oportunizando atividades dinâmicas, participativas e prazerosas; Estimular o uso de alimentação e hábitos saudáveis, trabalhando as cores, aromas e sabores; Ensinar os usuários sobre o cultivo de hortaliças e ervas medicinais in natura orgânicas e jardinagem, tornando-os multiplicadores e incentivadores a realização destas práticas em seus lares e comunidade; Ensinar o ciclo da vida das plantas, bem como o cuidado indispensável e as condições climáticas para o seu desenvolvimento; Ressaltar e informar sobre a importância de alimentos orgânicos, que não oferecem riscos para a saúde devido à ausência de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos, além de serem mais saborosos e nutritivos com cultivo sustentável, respeitando o meio ambiente, a qualidade do alimento, a valorização da mão de obra e a promoção da biodiversidade (conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região). Aproveitar racionalmente e reciclar, ou seja, enviar novamente para o ciclo da vida útil. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes mais econômicos;
3767 • Desenvolver ações formuladas através de um processo participativo, visando sensibilizar e capacitar os usuários na busca efetiva de melhoria da qualidade de vida, com ênfase na ética ambiental, segurança alimentar e o impacto na prática social.
3782 - Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. - Complementar as ações da família, e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; - Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; - Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; - Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social; - Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; - Possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas básicas; - Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Plano de Trabalho em Andamento
Plano de Trabalho não Iniciado